Cotidianamente conectados ao mundo digital por meio dos computadores e celulares, uma coisa é fato: A qualidade da internet influencia diretamente em nosso desempenho do dia a dia. Se o sinal do Wi-Fi não é tão bom quanto parece, as atividades rotineiras acabam desandando. Ao monitorar sua navegação medindo a velocidade da mesma, é possível compreender se o tráfego de dados está com algum problema, ou se está mais lento do que o normal. Há inúmeras maneiras de melhorar o seu sinal e a qualidade da sua conexão. Confira nossas dicas de ouro e solucione seus problemas imediatamente.
Teste de velocidade e de qualidade da internet
Medir a velocidade da internet é o primeiro passo para que você consiga analisar se o funcionamento dela está compatível com o plano de serviço contratado na sua provedora. Por esse motivo, um medidor de internet com precisão é fundamental para que o usuário saiba se há algum problema na rede local. O processo de medição é bem simples: Basta baixar o aplicativo em seu Smartphone ou acessar algum site que faça a medição. Feito isso, é recomendável que todos os softwares e programas que dependam de conexão para o funcionamento sejam imediatamente desligados. Ao final, o resultado será exibido com os dados de download e upload.
Como melhorar o sinal do Wi-Fi?
Assim como as outras tecnologias convencionais, o sistema de rede sem fio também pode apresentar falhas com o passar do tempo. E isso é mais comum do que se possa imaginar. Muitas vezes é necessário trocar o roteador ou até mesmo trocar de plano. Tudo isso acaba influindo de maneira direta na qualidade da internet.
Além desses fatores, o posicionamento do seu roteador, por exemplo, também pode ser um ponto crítico de interferência. Ao perceber essa oscilação de sinal, procure saber se seu modem é atualizado o suficiente e se não é necessário efetuar a troca de equipamento.
Caso o problema seja com o seu plano de internet, você pode trocar de plano para garantir uma melhor qualidade de navegação.
Quais são os melhores planos de internet?
Há uma infinidade de planos pensados na necessidade do cliente. Em geral as provedoras de internet fazem uma pesquisa por meio de uma entrevista com o interessado. Entre as perguntas, os especialistas vão questionar qual é a finalidade e a frequência de uso. Feito isso são indicados os serviços que se adéquem a necessidade do usuário.
Os valores variam de acordo com as empresas, com a velocidade e com o tipo de conexão estabelecida (via rádio, fibra ótica, speedy).
Quanto as empresas provedoras, é importante pesquisar e analisar qual atende a sua necessidade com o melhor custo-benefício. A Netflix divulga mensalmente um ranking das empresas com a melhor velocidade de internet do Brasil.
Vale a pena investir em um bom plano?
Muitas pessoas acabam escolhendo planos mais baratos com o intuito de economizar. Mas, com o passar do tempo, começam a surgir os problemas.
Se você utiliza a internet com frequência e as suas atividades demandam o download e upload de arquivos muito extensos, o ideal é que você se atente ao serviço a ser contratado. Às vezes, pagar um pouquinho mais caro acaba compensando mais do que posteriormente ter que arcar com as falhas nos prazos e outras complicações no seu trabalho.
Mas como evitar problemas com o sinal?
O primeiro passo para evitar problemas com o sinal do Wi-Fi é ter consciência de que é preciso possuir uma internet com boa velocidade. Faça o teste de conexão ao menos uma vez por semana, ou pelo menos quando desconfiar se a navegação está mais lenta que o normal.
Fique de olho em seu navegador, feche e desinstale aplicativos ou softwares que você não utiliza mais. Na maioria das vezes, eles são os vilões que causam a lentidão do tráfego de dados. Aprenda a trocar porta do roteador Intelbrás
Diga não ao estresse
Tentar fazer o download de um arquivo e não conseguir, precisar acessar um site imediatamente e a internet não ajudar ou ainda, ter urgência no envio de um arquivo e não obter êxito porque a internet não está atendendo a necessidade…todas essas situações são muito estressantes.
Atualmente boa parte das nossas tarefas do cotidiano dependem diretamente da conexão com internet. Por esse motivo, é imprescindível se preocupar com a velocidade na hora de comprar um plano de internet.
Seguindo todas essas dicas você conseguirá avaliar melhor a qualidade da sua internet e saber o que fazer, caso precise melhorá-la.
Deixe uma resposta