Ciclone:
- Sistema mecânico (motor elétrico com pás tipo liquidificador) provoca a formação de um ciclone na água contida em um recipiente (tubo) de acrílico.

Cliclone d'água
 
Painel de empuxo:
- Balança com dois pesos nas extremidades e um recipiente com água de um lado. A balança se desequilibra quando o peso de uma extremidade é mergulhado na água. Um corpo mergulhado num fluido, recebe a ação de uma força vertical dirigida para cima, denominada empuxo.
 
Princípio de Arquimedes:
- Ao levantar um peso que se encontra dentro de um tambor cheio de água, o dinamômetro muda de posição quando o peso deixa o líquido. Todo objeto imerso num fluido sofre a ação de uma força vertical dirigida para cima, com intensidade igual ao peso do fluido deslocado.
Película de sabão:
- Observação de como as películas de sabão aderem nas figuras tridimensionais quando imersas no recipiente com concentrado. Quando uma parte estoura, as demais se recompõem por si mesmas.
- Ao se erguer uma haste horizontal, guiada por dois fios verticais, fora de uma vasilha que contém concentrado, uma larga membrana (bolha) se formará entre os fios de nylon. Várias experiências podem ser feitas com ela e também observar e estudar as cores criadas pela interação de onda de luz refletida da frente e da parte posterior da mesma.
Roda d'água:
- Conjunto de piscinas (inferior e superior) com bomba d'água para circulação contínua do sistema. Equipamentos inclusos para completar o experimento:
- "Trifountain", para observação da pressão (nível).
- Monjolo.

Roda d'água
- Roda d'água com diâmetro de 3m e bomba d'água com diâmetro de 1m.
 
Vasos comunicantes tipo sifão:
- Movimentando-se a alavanca lentamente para que haja um desnível entre dois recipientes, o líquido se deslocará através da mangueira até igualar o nível das superfícies livres de líquido nos recipientes.
 
Vasos comunicantes iguais:
- Movimentando-se a alavanca lentamente para que haja um desnível entre os dois recipientes, o líquido sofrerá deslocamento até que as superfícies livres deles fiquem na mesma horizontal.

Vasos comunicantes
 
Vasos comunicantes com diferentes formatos:
- Movimentando-se a alavanca lentamente para que haja um desnível entre os recipientes, as superfícies livres do líquido sempre permanecem na mesma horizontal independente do formato dos recipientes.
Pressão do ar:
- Sustentação de uma bola de plástico cheia de ar, através de um jato de ar provocado por um cone, da mesma forma que um avião é sustentado no ar. Permite observar a sustentação da bola até uma inclinação de 30 graus.

Jato de ar

[página inicial]